quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os Gestos e seus Significados


Durante a visita ao Oi Futuro Flamengo, pudemos presenciar a segunda edição da mostra Transperformance. A exposição conta nomes importantes das artes visuais contemporâneas e, é subdividida em quatro conjuntos: “os pequenos gestos”, “os pequenos grandes gestos”, “os gestos extremos” e “os quase gestos”. Juntos, formam o que a curadora Marisa Flórido chama de “Inventário de Gestos”. É através desse conceito, desenvolvido pela curadora, que podemos chegar à conclusão de que o Transperformance 2, tem por objetivo fazer o público refletir sobre a potência dos gestos, que vão dos mais banais aos mais extremos.
                Além disso, como já sugerido pelo nome, a exposição engloba diversas linguagens artísticas, entre elas o vídeo, o teatro, a música, a dança e a poesia. As ações são apresentadas através de mostra de vídeos, workshops, performances e intervenções urbanas, a fim de democratizar o acesso à cultura.


Dentre as obras expostas no primeiro andar, as que mais nos chamaram atenção foram as: El Sueño de Courbet de Fernando Baena e Olympia de Chico Fernandes. Ambas estão contidas no conjunto “Os quase gestos” e apresentam, de acordo com a curadora Marisa Flórido, “gestos imperceptíveis que estabelecem diálogos com a pintura, com o instante pictórico”.
A primeira obra, por exemplo, mostra uma intervenção em vídeo, feita pela improvisação de duas dançarinas, que retrata dois momentos da vida de Coubert e duas de suas obras: O Sono e A Origem do Mundo. Através de uma movimentação suave e gestos mais lentos, o artista consegue estabelecer uma conexão entre seu vídeo e os quadros de Courbet.


                Já a última, de Chico Fernandes se difere da primeira por ser uma videoinstalação, ou seja, possui um caráter híbrido composto por uma imagem pré-filmada e outra transmitida ao vivo. Entretanto, assim como a obra de Baena, retrata um quadro famoso na história da arte, no caso, Olympia de Manet (quadro do século XIX, banido por fugir do conceito de nu clássico da época. Manet retratada uma mulher real e utiliza como modelo vivo uma prostituta).
                O curioso da obra de Fernandes, é que quando o espectador se aproxima ele se torna parte da obra, o artista o transporta para dentro de seu trabalho, fazendo com que o espectador se torne um vouyer de si mesmo assistindo uma mulher, Olympia, dançando. Tanto a obra de Fernandes, quanto a obra de Manet estabelecem uma troca de olhares entre Olympia e o espectador, mesmo que de formas distintas. 



 Além dessas duas obras, outra que nos chamou atenção foi a obra O Banho de Milena Travassos. Trata-se, também, de uma videoinstalação, entretanto, Milena utiliza uma bacia de alumínio com água para projetar as imagens. É apresentado o vulto de um corpo desnudo tomando banho, ou seja, a obra apresenta gestos diários. Além disso, em determinado momento do vídeo, a bacia é duplicada, passando a existir, em um mesmo espaço enquanto imagem e objeto, havendo momentos em que os dois chegam a se fundir. 

Grupo: Beatriz Barros, Carlos Daniel Luz, Juliana Ferraz

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