quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Eva Klabin

A Fundação Eva Klabin, conhecida por seu acervo de arte clássica, abriga, desde 2004, o Projeto Respiração. Este, que esta em sua 16ª edição, recebe vários artistas contemporâneos no objetivo de contrastar sua arte com a da casa museu. A exposição de Laura Lima, “Cinema Shadow/Segundo”, esteve exposta em um período de 33 dias, onde 100 horas de filmes foram exibidos ao mesmo tempo em que eram produzidos.


Cada filme teve um período de duração de três horas, e apesar de contarem com roteiros previamente planejados, ganharam autonomia, pois os filmes estavam expostos a o acaso, fator que foi responsável por definir o rumo que os filmes tomaram. Podemos dar como exemplo o dia de nossa visita, onde no filme exposto, o foco sofria mudanças pequenas, o que aconteceu pela falta de manipulação e controle exercido sobre a imagem. Assim, o roteiro ganhou autonomia, como planejado pela artista. O sistema de transmissão de imagens usado por Laura permitiu que a exposição de seus vídeos acontecesse em mais de um lugar quase instantaneamente. Porém, pelo fato de transmissões ao vivo serem mais frágeis, estas estiveram sujeitas a interferências e problemas técnicos.
Marcio Doctors, responsável pela curadoria, afirma que a representação não ilusionista em que Laura trabalha é “a semente que compõem a imagem do mundo para a artista”, e que através dela lhe é permitido uma ação de caráter nômade da imagem, como registrado em seus trabalhos. Ainda nas palavras de Marcio, a artista cria uma coerência de articulações, através da vídeo-arte, capazes de nos colocar frente a frente com o mistério do mundo e então nos indica “eis ai o caos!”.
A ideia, originada em Londres, tem como princípios básicos sua instantaneidade e, portanto a não edição dos vídeos, cujos conteúdos são abrangentes. Devido à exibição em tempo real, os vídeos de sua exposição nunca são repetidos, o que permite aos visitantes uma experiência totalmente nova a cada visita. Esse conteúdo é pensado a cada dia pela artista, mantendo a novidade e espontaneidade em seu projeto.



Grupo: Fábio Marinho, Gabriela Rozenbaum, Juliana Espinosa, Luana Kozlowski, Vitória Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário