terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Transperformance 2




Tendo como o objetivo convidar o público carioca a refletir sobre a potência de seus gestos, dos mais banais aos mais extremos, o “Transperformace 2 – O Inventário dos Gestos” ocupou o Oi Futuro na sua segunda edição. Desta vez, com a duração de cinco semanas, a exposição se desdobrou em dois segmentos: o primeiro com a ocupação de todo o centro cultural do Flamengo, envolvendo obras diversas, ações e instalações sonoras que acontecerão tanto no centro cultural como nas ruas. “Com o Transperformance 2, o Oi Futuro busca extrapolar as galerias do centro cultural do Flamengo e levar a arte para as ruas, promovendo a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do instituto de responsabilidade social da Oi”, afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora  Cultural do Oi Futuro.

Em cinco finais de semana (nos dias 8/10, 27/10, 11/11, 25/11 e 16/12),  foram realizadas performances no Largo do Machado, Praia do Flamengo e no entorno do centro cultural. “A ideia é ir ao encontro de um público que frequenta pouco ou nada o circuito de arte mas que ainda assim será sensibilizado”, explica Marisa Florido.

Já dentro do espaço cultural, a exposição aconteceu do dia 8 de outubro ao dia 16 de dezembro, e contou com artistas como: Anna Gimein (EUA, Espanha), Edwiges Dash, Ronald Duarte, Marssares, Oriana Duarte, Fernando Baena (Espanha) e Narda Alvarado (Bolívia). Segundo a curadoria, os 40 trabalhos foram divididos em quatro segmentos que se interpenetram, denominados “Inventário dos gestos”: 1) “os pequenos gestos” (a coreografia com mudança de significado dos gestos cotidianos, repetidos ou banais); 2) “os pequenos grandes gestos” (gestos mínimos que cruzam a divisão entre o possível e o impossível); 3) “os gestos extremos” (o corpo em situação limite, usado como suporte de discursos, de dominação ou de liberdade); 4) “os quase gestos” (a galeria dos gestos imperceptíveis e dos não-gestos, em que se estabelecem diálogos com a pintura e com a iconografia da História da Arte).



 Grupo:
André Klodja, Eduardo Tavares, Marcela Orlandis, Mariana Ramalho, Taisa Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário